Exercita a tua memória

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Manter uma mente ativa e uma boa memória são aspectos que não só são importantes dentro de seu trabalho, na vida diária também necessita manter suas funções cerebrais ótimas para desenvolver-se da melhor maneira.

Diana Maria Martinez, Psicóloga e Mestre em Psicologia da Educação, nos conta a importância de exercitar a nossa memória diariamente e partilha connosco alguns exercícios básicos para prevenir a perda de memória.

A memória é a capacidade que temos todos os seres humanos para guardar informações, apurar, codificarla e para recuperá-la depois de ter sido salvo, mas por que existem coisas que nos gravam melhor que outras?

De acordo com a importância que nós demos a informação que estamos recebendo e a utilidade que façamos dela é que conseguimos salvá-la ou não, além do tempo que permanecerá em nossa memória, isto é, se você conseguir associar um evento com alguma coisa ou se está a utilizar repetidamente alguma informação, é possível que esta se mantenha em sua memória a longo prazo.

Assim, para que a informação se mantenha em nossa memória sempre desenvolvemos o seguinte processo:

Processo para guardar a informação na nossa memória

Todos os seres humanos percebemos e colocamos atenção de uma forma diferente para determinada situação, daí depende do que para alguns seja mais fácil se lembrar de um endereço ou um nome, muitas vezes porque a associação desse aspecto com algo de sua vida faz com que seja mais fácil de lembrar.

A memória é uma das funções básicas do cérebro que é estimulada durante toda a vida, no entanto, o avanço tecnológico, deixamos de lado muitos desses estímulos tradicionais e, hoje em dia, precisamos realizar determinados exercícios que nos ajudam a manter uma boa memória.

4 exercícios básicos para prevenir a perda de memória:

1. Mantenha em funcionamento a atividade cerebral

Ler e lembrar-se de lido, aprender canções e tararearlas ou gerar rituais como estabelecer a ordem do dia, aprendérselo e, em seguida, avaliar o que as coisas recordaste, são atividades que manterão a sua mente e memória em funcionamento.

2. Use a sua capacidade de associação

Não deixe que sejam seu celular ou agenda que se lembrem de você, se quiser se lembrar de algo começa a gerar arquivo, escolha objetos ou lugares que se forçar a lembrar de uma situação. Por exemplo, se você sempre esquece onde você deixar as chaves, trata de colocá-las em um lugar que você lembre que você deve entrar e sair, ou se, por exemplo, deve lembrar-se de uma citação de olhos, busca um óculos de sol e coloque-as na mesa de cabeceira, isso vai ajudar-te a que cada um que veja a sua memória se active e não esqueça seu compromisso.

3. Realiza atividades novas

Isso gera um esforço maior de adaptação e assim você verá as coisas de maneira diferente. Coisas tão simples como mudar a rota para ir de seu local de trabalho para sua casa ou modificar um ritual de sua vida diária, por exemplo, se a primeira coisa que você faz ao chegar a sua casa é de mudar e, em seguida, comer, altera a ordem das coisa que você faz, estas estratégias de flexibilidade que lhe ajudarão a gerar memória.

4. Divirta-se com jogos de mesa

Quando se faz este tipo de atividades estas concentrado mais em jogo, que, no exercício de prevenção de perda de memória. Uma forma agradável e inconsciente de estimular esta parte do cérebro que faz com que através de jogos, como dominó, xadrez, sudoku, quebra-cabeças, sopas de letras e palavras cruzadas passes por todos os passos do processo de memória.

Aspectos como a relevância emocional, a boa alimentação e os seus interesses pessoais também influenciam para que você possa guardar certas informações com mais facilidade.