10 razões para começar a nadar

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Não é por acaso que as pessoas com um histórico de treino na água, seja mais flexível, com músculos tonificados e boa figura. Existem razões fisiológicas pelas quais isso acontece. E esta semana te dou 10 benefícios de treinar na piscina para qualquer idade!


1. Você não tem que saber nadar! A grande versatilidade que o meio aquático dá, te permite treinar de duas formas: a natação tradicional ou exercícios de força na água. Os clubes esportivos ou gym atribuídos nomes a estas classes, como história, aquaeróbics, entre outros; qualquer um que você escolha se dará benefícios com menor estresse articular.


2. Você se cansa menos e trabalha mais músculos, do que fazendo o mesmo esforço na terra! Na água, a pressão hidrostática, ajuda a que o sangue voltar mais facilmente para o coração, portanto, a frequência cardíaca leva mais em elevar-se sobre a terra, e no momento em que pára, esta baixa mais rápido; por isso que podemos nos manter mais tempo e com maior facilidade em nossa zona ideal de treinamento. De fato, quando calcules sua frequência de trabalho, você precisa subtrair 10 pulsações, para conseguir o mesmo resultado em água ou nadar. Se você tem dúvidas checa esta nota.


3. De acordo com estimativas, ao nadar, trabalha com cerca de menos 30% de seu peso corporal, portanto, há menos carga sobre as articulações e a coluna vertebral, além de ser mais leve permite que qualquer quantidade de movimentos que, em terra, talvez não consiga. Experimente fazer os fundos e verá como você pode se levantar mais fácil do que fazendo o movimento em terra. ¡Checa o video!


4. O Fortalece os músculos sem carregar pesos extremos! A densidade de água em relação ao ar é muito maior, portanto, o único a dar um passo dentro da piscina se exige um esforço maior. Se você quiser um trabalho de força, a água será a sua melhor aliada para gerar resistência.


Além disso, a resistência que a água oferece é diretamente proporcional à força que tu lhe apliques, o que lhe permite um fortalecimento gradual, sem um risco de lesão. Mas procure não “brigar” com a água (ela sempre ganha).


5. O queimas mais calorias por pele! A temperatura das piscinas em academias ou centro desportivos de prestígio, oscila entre os 28° e 30°, o corpo humano é de 36°, de tal maneira que seu corpo tem que fazer um gasto maior de calorias para não perder a sua própria temperatura. DICA: quanto mais baixa a temperatura da água, você pode queimar mais calorias para que não se queixam, se a água não está “tibiecita”!


6. Relaxe e medite na água! Alguns estudos mostram que a água é um excelente transmissor de emoções, de modo que, se você ruins ou muito estressado uns saltos dentro da piscina e sentir-se muito melhor. De fato, em alguns países já utilizam técnicas mind & body “traduzidas” para o ambiente aquático: yoga, relaxamento, meditação e psicoterapia.


7. A natação é considerada um esporte completo pois trabalha tanto o sistema cardiovascular, respiratório e muscular. O que o torna um meio muito eficaz para queimar gordura. Por exemplo: em 30 minutos de natação contínua ou caminhada aquática, você pode queimar mais ou menos o mesmo que se corrieras em ritmo suave, mas tudo depende do seu peso, da intensidade decorrido e da eficiência nadando.


8. Nadando, você pode queimar até quatro vezes mais calorias do que andando, dependendo da velocidade. A intensidade e a eficiência com que nades vai determinar o diferente, consumo de calorias, que pode variar entre 300 e 900 kcal/hora. Na natação, o número de calorias necessárias para avançar dentro da água é quatro vezes maior do que necessários para realizar uma atividade de caminhada. Para que se dê uma idéia, veja quantas calorias são queimadas em cada tipo de exercício.


9. Além de que o efeito de boyancia (flutuação) faz com que impactes menos as articulações e o torna ideal para recuperar de lesões ou para treinar, se andas “lastimadón”, O corpo consome mais calorias ao tentar manter-se flutuando.


10. Todo o tempo que se move na água, você está fortalecendo! O corpo requer mais esforço para se deslocar, pois tem que lutar contra a resistência da água.


Então, vamos nadar! E se você domina, checa em Fitness Lifestyle, que estilos de nadar lhe ajudam a melhorar certas partes do corpo.