10 coisas que você tem que fazer para cuidar do seu coração

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Redação Moi – 29 setembro, 2016CompartirFacebookTwitter

29 de setembro é o Dia Mundial do coração, é uma data para ter consciência e cuidar da nossa saúde.

É a primeira causa de morte a nível mundial e se cobram cerca de 17 milhões de vidas por ano, se não tomamos precauções pode ir até aos 23 milhões.

#ConsultorioMoi: Cuidados básicos do coração

1. Fazer uma dieta mediterrânea tem sido associado a melhorias na saúde do coração, benefícios para a diabetes tipo 2, manutenção do peso ideal e uma maior longevidade).

  • Embora nos países mediterrânicos, se consome mais gordura do que nos Estados Unidos, a incidência de doenças cardiovasculares é muito menor.
  • Em 16 de novembro de 2010, a dieta mediterrânica foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
  • Está baseada nos padrões alimentares de países como Espanha, Portugal, França, Itália, Grécia e Malta.
  • As características principais desta alimentação são um alto consumo de produtos vegetais (frutas, verduras, legumes, frutos secos), pão e outros cereais, sendo que o trigo é um alimento básico), o azeite como gordura principal, o vinagre e o consumo regular de vinho em quantidades moderadas.
  • Reduz em 30% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, sem necessidade de reduzir a ingestão calórica, o peso ou a fazer exercício físico.

dieta mediterrânea2. Adicionar a sua alimentação alimentos saudáveis para o coração: salmão, nozes, frutas cítricas, morangos, óleo de oliva.

3. Fazer uma rotina de exercícios de pelo menos 150 minutos semanais de atividade moderada a intensa.

4. Manter o peso ideal conhecendo o seu índice de massa corporal (IMC), uma medida que relaciona a idade, a estatura e o peso, que serve de guia para determinar se a pessoa tem um peso saudável em relação ao seu tamanho, ou se, pelo contrário, sofre de excesso de peso ou obesidade.

Para tirar o seu índice de massa corporal:

1. Multiplique sua altura ao quadrado (Ex. 1.70 por 1.70 = 2.89)
2. Divida o seu peso entre o resultante (Ex. 70/2.89 = 24.22)
3. Seu IMC é 24.22

  • 19 a 24 é normal
  • 25 a 29 é excesso de peso
  • De 30 em diante é obesidade

5. Fazer um Eletrocardiograma em repouso.

  • Mede quão rápido está palpitando o coração e se ele estiver fazendo normalmente
  • Serve para avaliar a forma em que o coração responde às exigências da atividade física.
  • Permite diagnosticar problemas cardíacos como arritmias, taquicardia, ritmo cardíaco lento ou qualquer dano ao seu coração.

6. Fazer uma prova de esforço.

  • É usado para medir o efeito do exercício sobre o coração.

7. Fazer um exame de sangue com o perfil de lipídios com proteína C recativa ultrasensible.

8. Deixar de fumar.

  • O tabagismo está associado a muitas doenças, não apenas os pulmões, mas também do coração e ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o câncer de pâncreas e ao câncer de pele, além do câncer do pulmão, é claro, do qual é a causa número 1.

9. Evitar o estresse.

10. Perguntar a seu médico se você precisa tomar aspirina em doses baixas.

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